Por que investir no mercado de pão de forma?

Postado por: Sigamaq Categoria: Produtos

Por que investir no mercado de pão de forma?
16/10/2019

Hoje é o dia mundial do pão e trouxemos algumas pesquisas atualizadas sobre o consumo de pão no Brasil, incluindo alguns motivos para você investir nesse mercado.

» Pães industrializados cada vez ganham mais espaço

A medida em que o consumidor muda o seu comportamento, automaticamente muda a forma de comprar os alimentos que estão presentes no dia a dia. Um exemplo, é o tradicional pão francês.

“O pãozinho francês saído do forno é o mais querido do brasileiro, mas os pães industrializados estão ganhando espaço com a redução da ida do consumidor aos pontos de venda e o aumento de preço do trigo. A categoria especial, que inclui grãos integrais ou ingredientes como fibras e vitaminas, é a de mais rápida expansão no país.” Diz Tatiane Bortolozi, do Valor Econômico, em matéria do ITPC (Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria).

Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), vai de encontro com essa afirmação quando diz “Os pães industrializados representam uma opção prática, nutritiva e diversificada para a vida agitada das pessoas. Ao lado do tradicional pão branco, produtos integrais, light, com ingredientes especiais, como linhaça, aveia, centeio e frutas secas, e a combinação de vários grãos já ocupam espaços importantes nas gôndolas dos supermercados”.

» Resultado em números

A pesquisa encomendada pela ABIMAPI à Kantar WorldPanel sobre as preferências e os perfis dos consumidores de pão traz números significativos.

- O estado de São Paulo é a região que mais compra, representando 36,7% do volume nacional de vendas registrado em 2017. Dessa porcentagem, os pães fatiados correspondem 72,3%.

- Quando restringido para o universo dos pães de forma, os lights foram os que mais atraíram novos compradores, com crescimento de 24% na comparação entre 2016 e o ano de 2017. Ainda assim, os preferidos foram os tradicionais, com 54,3%. 

Os Indicadores da Panificação e Confeitaria, que a ABIP (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria) registrou em 2018, também trazem números importantes.

- As empresas pesquisadas registraram uma queda no fluxo de clientes equivalente a -1,06%, porém um aumento de 3,91% no tíquete médio, o que indica que os clientes têm gastado mais, porém ido menos às padarias.

Levando todos esses dados em consideração, fica evidente a importância das padarias e indústrias de panificação em geral estarem em constante atualização. Como forma de se destacar da concorrência e conseguir entregar o que o novo consumidor busca.

Se você tem interesse em abraçar esse mercado, conte com a Sigamaq. Temos soluções pós-forno completas para pequenas, médias e grandes empresas, com total assessoria. Entre em contato agora mesmo e faça um orçamento. 


 

Fontes: 

http://bit.ly/2B8g7Vc 

http://bit.ly/2MeVAVh 

http://bit.ly/33uTtCE 

Busca: